Skip to Main

LISBOA

Largo Machado de Assis, 9

Loja 9i - 1700-116 Lisboa

CONTACTO

215 935 022

963 429 108

HORÁRIO

Segunda a Sexta

9:00 - 19:00

MARCAÇÃO

geral@intermedente.pt

Ortodontia

É a correcção da posição dos dentes e maxilares através de dispositivos médicos individualizados.


O início do tratamento é através de um estudo que envolve a análise da radiografia de perfil, análise dos modelos da boca das fotografias e da história clínica e familiar. Só a partir desse momento é que poderemos saber o que precisamos de fazer em cada caso.


O tipo de aparelhos e dispositivos a utilizar é nos dado pelo estudo, podendo ser necessário utilizar aparelhos removíveis, fixos e/ou biomecânicos.


A duração dos tratamentos ortodônticos dependem de vários factores podendo demorar meses ou anos, mas em média duram entre 18 a 24 meses.

Implantologia

A Implantologia é a área da medicina dentária que se dedicada à reabilitação de dentes em
falta.


A ausência total ou parcial de dentes tem um impacto muito significativo na qualidade de vida, comprometendo a função e a estética, o que traz graves consequências para a nossa saúde física e emocional.


Este tratamento consiste na colocação de implantes dentários no osso, funcionando como uma raiz e que servirá para suportar os novos dentes (próteses).


A colocação de implantes vai permitir ao paciente uma solução definitiva e completa para o problema da falta.

Estética dentária

É uma Medicina Dentária dedicada a diferentes tratamentos dentários estéticos, atuando na
correção de dentes fraturados, lesionados por cárie, manchados, diastemas (espaços existentes
entre os dentes) e na realização de tratamentos de branqueamento.


Dentes escurecidos, fraturados,espaçados, etc podem inibir a nossa vontade de sorrir. A Estética Dentária permite fazer alterações nos dentes de modo a devolver-lhe um sorriso natural, contribuindo para uma melhoria da sua autoestima.


Existem vários tipos de actuação a nível estético:

Restaurações Estéticas, Facetas Estéticas e Branqueamento dentário


As Restaurações Estética são feitas através da utilização de materiais da cor dos dentes naturais, os dentes fraturados e as lesões dentárias causadas por cárie são tratadas atingindo-se excelentes resultados estéticos.


As Facetas Estéticas são capas muito finas feitas em cerâmica ou compósito que são coladas sobre os dentes naturais para corrigir a forma e a cor dos dentes.


O branqueamento dentário é um procedimento.

Higiene Oral

A Higiene Oral é a área da Medicina Dentária que se dedica à remoção de placa bacteriana e
tártaro,aplicação de selantes de fissura, remoção de manchas, polimento de dentes, branqueamento dentário entre outros.


É uma área de intervenção dirigida ao diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais tendo um papel determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras áreas de intervenção. Uma boa higiene oral é um fator determinante na prevenção da maioria das doenças orais.


Para uma correta prevenção e manutenção, as visitas ao seu dentista devem ser regulares e em períodos não superiores a 6 meses de forma a efetuar diagnósticos, prevenção e falar sobre o seu médico dentista sobre os cuidados a ter. Estes cuidados incluem uma correta escovagem, o uso de fio dentário e o recurso a elixires/colutórios.

Periodontologia

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica aos tecidos de suporte dos dentes: gengivas, osso e o ligamento entre o dente e o osso.


A gengivite ou inflações das gengivas é a forma inicial de doença periodontal e é muito frequente. Se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma doença muito mais grave chamada periodontite (inflamação/infeção do osso). A principal causa destas doenças é a placa bacteriana e o tártaro.


Alguns sintomas:
- gengivas vermelhas
- aumento de volume nas gengivas
- dentes sensíveis ao frio
- sangramento espontâneo ou na escovagem das gengivas
- presença de pus nas gengivas
- gengiva desinserida (“descolada”)
- retração gengival (“gengivas mirradas”)
- mau hálito e/ou mau sabor na boca
- dentes a abanar e a separarem-se


Estas doenças são facilmente evitadas fazendo as limpezas ou destartarizações de 6 em 6 meses e realizar uma boa higiene oral diária.

Odontopediatria

A odontopediatria é uma vertente da odontologia que cuida da saúde oral das crianças.

É responsável pela higiene não só das crianças com dentição, mas também dos bebês e das
gestantes.


O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.


A medicina dentária actual é preventiva, no sentido de promover a saúde oral, evitando a cárie nas crianças como também trabalhando a fala, a deglutição e a mastigação.

Cirurgia Oral

A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária que se ocupa do tratamento cirúrgico das estruturas relacionadas com a cavidade oral. As extrações dentárias (exodontias) são os atos cirúrgicos mais comuns, envolvendo dentes que não podem ser mantidos, devido a cárie extensa, fratura radicular ou perda de suporte ósseo. 

 

Esta especialidade médica é responsável também, por exemplo, pelas seguintes intervenções cirúrgicas: 
- Enucleação de quistos dos ossos maxilares;
- Excisão de lesões da cavidade oral; 
- Frenectomias linguais ou labiais (correção do freio da língua ou do lábio);
- Exposição de dentes inclusos para tração ortodôntica;
- Colocação de implantes para ancoragem ortodôntica (microimplantes);
- Drenagem cirúrgica de abcessos;
- Biópsias dos tecidos orais duros ou moles.

Prostodontia

A Prostodontia é área da medicina dentária que permite a substituição de dentes perdidos, restituindo a função, saúde e estética através de próteses dentárias. Os dentes perdidos podem ser substituídos utilizando próteses dentárias fixas ou próteses dentárias removíveis sobre dentes ou sobre implantes. De uma forma geral, a prótese fixa é uma solução preferível à prótese parcial removível ou à prótese total removível, não só pela estética e função, mas também pelo conforto que oferece aos pacientes.

Trabalhando em estreita colaboração com outras especialidades, como a Cirurgia Oral, Implantologia, Endodontia, Dentisteria, Ortodontia ou Periodontologia, a Prostodontia é responsável pelo restabelecimento das funções orais, através da reconstrução e reparação dos dentes danificados por meio de coroas dentárias, ou da colocação de próteses dentárias (unitárias, parciais ou totais), com o objetivo de substituir os dentes em falta.

Recorrendo aos mais avançados meios tecnológicos e a materiais de excelência, os especialistas em Prostodontia trabalham em articulação com um laboratório de prótese dentária altamente especializado na produção de próteses fixas sobre implantes ou dentição natural.

Independentemente do caso clínico ou do tipo de prótese dentária, no início do tratamento são realizados moldes, de forma a fazer chegar a informação clínica ao laboratório. Segue-se a elaboração de próteses dentárias provisórias em acrílico ou compósito, que possibilitam a manutenção das funções orais e atuam como estudo da dentição definitiva.

Desta forma, nas consultas de prova, o médico realiza os ajustes necessários de modo a que a prótese dentária definitiva garanta um alto nível de qualidade e conforto para o paciente.

 

 

 

Agende uma consulta com os nossos especialistas